quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Crônica "Cruzamento" – Compreensão e interpretação – Páginas 162-164


Página 162: 

      1.   O texto que você acabou de ler é uma crônica.

   a)  Por que esse texto é uma crônica? Para responder, considere o tema, o tamanho da narrativa, a criticidade, além do tempo e do espaço das ações.

O texto é uma crônica tendo em vistaque é um texto curto e que apresenta

como tema uma situação cotidiana, além de o tempo e o espaço serem limitados (na rua, durante alguns segundos) e promoverem uma reflexão com base no fato narrado.

 

b) Como é próprio desse gênero, o texto é motivado por um fato do cotidiano. Qual é esse fato? Dois adolescentes atravessam a rua sem se importar com os carros.


 2.  Observe os tempos das formas verbais empregadas no texto

a)  A narração é feita predominantemente no presente ou no passado? 

É feita no presente.


b)  Que efeito decorre dessa escolha para os sentidos do texto?

A narração no presente faz com que o leitor visualize os fatos como se os estivesse presenciando no momento em que lê. Esse recurso normalmente envolve e seduz mais o leitor.


3. Observe o modo como a narração é conduzida no primeiro parágrafo do texto.

a)  O narrador se apresenta em 1a pessoa ou como um narrador em 3a pessoa? Justifique sua resposta com elementos do texto.

O narrador se apresenta em 1a pessoa, conforme se observa no emprego de verbos e pronomes em 1a pessoa: Vou, Meu, minha, nós, acabarei, etc.


4.  Observe a estrutura narrativa do texto e responda: Qual é o conflito da história? 

O conflito é a situação de risco em que os adolescentes se colocam: atravessar na frente do carro do narrador, sem se importar com um possível atropelamento.

Página 163

7. O clímax de uma narrativa normalmente acontece quando as ações chegam ao grau máximo de tensão.

a)  Qual é o clímax da narrativa em “Cruzamento”? O clímax ganha visibilidade e destaque na narração? Em sua opinião, por que isso acontece?

O clímax é o momento em que o narrador finalmente passa pelos adolescentes. Não, o clímax não tem destaque na história, pois não é esse o interesse principal do narrador. Resposta pessoal.

 b)  Que decisão o narrador tomou diante da atitude dos adolescentes? Qual é desenlace do conflito na narrativa? Justifique sua resposta com um trecho do

texto.

 
O narrador freou o carro e esperou que os adolescentes atravessassem em segurança, conforme trecho  “E quem freou o carro não fui eu, mas a idade adulta”.

10. No final do texto, o narrador deixa claro o verdadeiro motivo de sua irritação ao se deparar com os jovens.

a)  Qual é o motivo? 

Ele se percebe velho, dentro do sistema, adequado e apascentado.

b)  O que o narrador lamenta que tenha perdido ao chegar à maturidade?

Lamenta que tenha perdido a leveza, a firmeza em suas convicções e a sensação de liberdade que os adolescentes têm.


Página 164: A LINGUAGEM DO TEXTO

1. Em nossa língua, o aumentativo e o diminutivo podem atribuir diferentes valores semânticos aos nomes. Observe o emprego do aumentativo neste trecho do texto:

“Mas foi o tiozão aqui quem tornou a travessia possível.”

Que sentido o aumentativo assume nesse contexto? Ele é compatível com a reflexão que o narrador faz a respeito das gerações? Justifique sua resposta.

Assume um sentido pejorativo. Esse sentido é compatível com a reflexão do narrador a respeito das gerações, pois ele se sente velho justamente porque cede e diminui a velocidade do carro, a fim de evitar acidentes.

2. Observe e compare estes trechos:

·        [...] Meu carro corta com esforço a geleia modorrenta em que o ar se transformou nesse verão. [...]

·        Já a idade adulta [...] dirige afinada com a sinfonia dos outros, dentro dessa outra geleia modorrenta cujo nome, hoje, soa tão adolescente: sistema. [...]

·        O narrador emprega a mesma expressão metafórica geleia modorrenta para designar coisas diferentes.

a) Qual é o sentido da expressão no primeiro trecho?

No primeiro enunciado, refere-se ao ar quente e úmido, típico de verão.

b) E qual é o sentido da expressão no segundo trecho? se submetem.

No segundo enunciado, refere se ao "sistema", também mencionado, ou seja, ao conjunto de convenções e normas sociais às quais os cidadãos se submetem.

c) Em qual enunciado a expressão é mais concreta? E em qual enunciado é mais abstrata? Justifique sua resposta.

No primeiro deles, é mais concreta, pois se refere ao ar quente e úmido, já no segundo, é mais abstrata por se referir às relações sociais.

3. Observe este trecho do segundo parágrafo:

“Se nenhum de nós mudar sua velocidade, acabarei por atropelá-los.”

A que elemento(s) expresso(s) no primeiro parágrafo se refere:

a) o pronome pessoal do caso reto nós? Aos adolescentes e ao próprio narrador.

b) o pronome possessivo suaÀ velocidade do andar dos adolescentes e à velocidade do carro do narrador.

c) o pronome pessoal oblíquo losAos adolescentes




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