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1. O texto que você acabou de ler é uma crônica.
a)
Por que esse texto é uma crônica? Para
responder, considere o tema, o tamanho da narrativa, a criticidade, além do tempo e do espaço das ações.
O texto é uma crônica
tendo em vistaque é um texto curto e que apresenta
como tema uma situação cotidiana, além de o tempo e
o espaço serem limitados (na rua,
durante alguns segundos) e promoverem
uma reflexão com base no fato narrado.
b) Como é próprio desse gênero, o texto é motivado por um fato do cotidiano. Qual é esse fato? Dois adolescentes atravessam a rua sem se importar com os carros.
2. Observe os tempos das formas verbais empregadas no texto
a) A narração é feita predominantemente no presente ou no passado?
É feita no presente.
b) Que efeito decorre dessa escolha para os sentidos do texto?
A narração no presente faz com que o leitor visualize os fatos como se os estivesse presenciando no momento em que lê. Esse recurso normalmente envolve e seduz mais o leitor.
3. Observe o modo como a narração é conduzida no primeiro parágrafo do texto.
a) O narrador se apresenta em 1a pessoa ou como um narrador em 3a pessoa? Justifique sua resposta com elementos do texto.
O narrador se apresenta em 1a pessoa, conforme se observa no emprego de verbos e pronomes em 1a pessoa: Vou, Meu, minha, nós, acabarei, etc.
4. Observe a estrutura narrativa do texto e responda: Qual é o conflito da história?
O conflito é a situação de risco em que os adolescentes se colocam: atravessar na frente do carro do narrador, sem se importar com um possível atropelamento.
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7. O clímax de uma narrativa normalmente acontece quando as ações chegam ao grau máximo de tensão.
a) Qual é o clímax
da narrativa em “Cruzamento”? O clímax ganha
O clímax é o momento em que o narrador finalmente passa pelos adolescentes. Não, o clímax não tem destaque na história, pois não é esse o interesse principal do narrador. Resposta pessoal.
b) Que decisão o narrador tomou diante da atitude dos adolescentes? Qual é o desenlace do conflito na narrativa? Justifique sua resposta com um trecho do
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a) Qual é o motivo?
Ele se percebe velho, dentro do sistema, adequado e apascentado.
b) O que o narrador lamenta que tenha perdido ao chegar à maturidade?
Lamenta que tenha perdido a leveza, a firmeza em suas convicções e a sensação de liberdade que os adolescentes têm.
1. Em nossa língua, o aumentativo e o diminutivo podem atribuir diferentes valores semânticos aos nomes. Observe o emprego do aumentativo neste trecho do texto:
“Mas foi o tiozão aqui quem tornou a travessia possível.”
Que sentido o aumentativo assume nesse contexto? Ele é compatível com a reflexão que o narrador faz a respeito das gerações? Justifique sua resposta.
Assume um sentido pejorativo. Esse sentido é compatível com a reflexão do narrador a respeito das gerações, pois ele se sente velho justamente porque cede e diminui a velocidade do carro, a fim de evitar acidentes.
2. Observe e compare estes trechos:
· [...] Meu carro corta com esforço a geleia modorrenta em que o ar se transformou nesse verão. [...]
· Já a idade adulta [...] dirige afinada com a sinfonia dos outros, dentro dessa outra geleia modorrenta cujo nome, hoje, soa tão adolescente: sistema. [...]
· O narrador emprega a mesma expressão metafórica geleia modorrenta para designar coisas diferentes.
a) Qual é o sentido da expressão no primeiro trecho?
No primeiro enunciado, refere-se ao ar quente e úmido, típico de verão.
b) E qual é o sentido da expressão no segundo trecho? se submetem.
No segundo enunciado, refere se ao "sistema", também mencionado, ou seja, ao conjunto de convenções e normas sociais às quais os cidadãos se submetem.
c) Em qual enunciado a expressão é mais concreta? E em qual enunciado é mais abstrata? Justifique sua resposta.
No primeiro deles, é mais concreta, pois se refere ao ar quente e úmido, já no segundo, é mais abstrata por se referir às relações sociais.
3. Observe este trecho do segundo parágrafo:
“Se nenhum de nós mudar sua velocidade, acabarei por atropelá-los.”
A que elemento(s) expresso(s) no primeiro parágrafo se refere:
a) o pronome pessoal do caso reto nós? Aos adolescentes e ao próprio narrador.
b) o pronome possessivo sua? À velocidade do andar dos adolescentes e à velocidade do carro do narrador.
c) o pronome pessoal oblíquo los? Aos adolescentes
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